quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Conhecimento Bíblico em Baixa


O nível do conhecimento religioso na Irlanda tem diminuído significativamente. A pesquisa, provavelmente a primeira já realizada na Irlanda, revelou baixos índices de conhecimento religioso básico entre a população, especialmente os jovens.


Uma das perguntas do estudo queria saber qual é o primeiro livro da Bíblia. Dos protestantes, 68% sabiam que é Gênesis, enquanto somente 54% dos católicos responderam corretamente.O primeiro mandamento, uma outra pergunta, é conhecidos por 39% dos católicos e 26% dos protestantes.


Na Irlanda do Norte, 42% dos entrevistados sabiam que existem quatro evangelhos. Mas somente 21% responderam igualmente entre os que tem 16 a 24 anos.Stephen Cave, da Aliança Evangélica (da Irlanda do Norte), comentou a pesquisa apontando: "Os resultados colocam em dúvida a declaração de que somos um país cristão.


De forma geral os números já não são bons, mas o conhecimento diminuiu pela metade no período de uma geração. ... Isso mostra que o conhecimento sobre o cristianismo, tanto no norte como no sul, está desaparecendo do conhecimento geral.


Leia a notícia aqui.

Se essa lei existisse aqui, não haveria Carnaval


Deu no Observatório da Imprensa: "A Comissão Federal de Comunicações (FCC, sigla em inglês), órgão que regula o setor nos EUA, propôs multa de US$ 1,43 milhão à rede de televisão ABC por 'indecência' em um episódio de 2003 da série NYPD Blue. A agência indicou multa de US$ 27.500 a 52 estações afiliadas da ABC que transmitiram o episódio antes das 22 horas – horário em que termina o controle exercido pela FCC em emissoras abertas de rádio e TV em território americano. O episódio em questão, exibido em fevereiro de 2003, continha uma cena em que uma mulher se despia para tomar banho quando era flagrada por um garoto. Segundo a agência, suas nádegas são mostradas em close, assim como parte de um seio. Pelo estatuto da FCC, de 6h às 22h, quando é mais provável que haja crianças assistindo, as emissoras não podem exibir conteúdo desta natureza.


Nota: Fico pensando: se essa lei existisse por aqui, os desfiles de Carnaval jamais seriam transmitidos na TV. Durante horas intermináveis, toda a programação televisiva focaliza o desfile das "escolas" de samba, mostrando as partes íntimas de mulheres que passam o ano se preparando para o "grande evento", como se a vida fosse uma eterna festa e o principal objetivo, despertar a libido dos espectadores. Mas já que não existe multa para isso, o melhor mesmo é pegar a família e fugir para algum retiro de paz.


Por Michelson Borges

O desafio do secularismo e do ateísmo


A revista Eclésia (ano 11, ed. 120) traz a reportagem de capa "Para eles, Deus deve morrer!", com o subtítulo "Movimento ateísta cresce em todo o mundo e conquista adeptos até mesmo em países de forte tradição cristã". No texto do jornalista Marcos Stefano, são mencionados e entrevistados especialistas e estudiosos ateus e teístas (num exemplo meio raro de bom jornalismo, quando o tema é fé ou a falta dela). Um deles é o professor Paulo Romeiro, do Departamento de pós-Graduação em Ciências da religião da Universidade Mackenzie, em São Paulo. Ele aponta um dos fatores de crescimento do ateísmo e do secularismo na sociedade atual: "É algo duro de aceitar, mas real. As igrejas brasileiras perderam seu conteúdo, trocaram a pregação pelo entretenimento, e o refletir, pelo sentir. Sem falar nos sucessivos escândalos, que têm feito com que um número grande de crentes não apenas abandone a igreja, mas a própria fé."


Outro entrevistado, o Dr. Rodrigo Pereira da Silva, professor do Centro Universitário Adventista, faz coro com o professor Paulo e propõe alguns desafios: "Estamos enfrentando uma guerra intelectual para a qual não estamos preparados. ... Primeiro, temos que arrumar a própria cozinha. É necessário repensar as universidades evangélicas, que vêm sofrendo uma progressiva secularização. Disciplinas como apologética, a verdadeira defesa da fé, foram jogadas para escanteio e perderam a importância. Depois, precisamos nos conscientizar de que nossos jovens não estão preparados para o debate e para o ambiente secular universitário. Esse é o ambiente mais atacado pelos sem-religião e ateus."

Meditação Diária


Segurança Para Cada Passo
Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para os meus caminhos. Salmo 119:105

Um pastor fora visitar uma família na fazenda e deveria tomar o trem à noite para voltar para casa.

Ele contou que era uma noite escura, chuvosa e, por precaução, o fazendeiro lhe emprestou uma lanterna, dizendo: “É para ajudá-lo a ver melhor o caminho e guardá-lo de cair em alguma vala.” E acrescentou: “O senhor está vendo aquele clarão, lá distante? Lá é a estação. Vá sempre naquela direção. A lanterna lhe proporcionará luz para cada passo e o clarão, à distância, lhe indicará a direção a seguir.”


O clarão distante ajuda a não perder o rumo e a lanterna ilumina o caminho próximo de nós para não pisarmos em falso; é segurança para cada passo. Ela evita que caiamos em alguma valeta, que pisemos numa poça d’água ou tropecemos em alguma pedra.

Temos aqui uma lição de caráter espiritual bastante objetiva. O clarão, à distância, representa Jesus. Ele disse: “Eu Sou a luz do mundo.” Ele é a direção a seguir em nossa caminhada rumo ao novo Lar.


A luz para perto é a Palavra de Deus. É para o nosso caminhar diário, passo a passo; ajuda-nos a não cair nas armadilhas de Satanás, enquanto caminhamos pelas veredas desta vida, tão cheias de surpresas, rumo a Jesus. “Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra.”

O clarão mostra a direção a seguir, mas nem sempre indica um caminho reto. Ele pode dar muitas voltas antes de chegar onde está o clarão. São as tortuosidades desta vida cheia de altos e baixos, curvas, pontes estreitas, descidas escorregadias, subidas íngremes e cansativas para serem vencidas. São as lutas da vida de um cristão. O importante é não perder de vista o clarão.


É lá que queremos chegar. Lá é o fim do caminho, onde Alguém está nos esperando.
O salmista utilizou o melhor recurso de que dispunha, uma espécie de “parábola viva”, para ilustrar as infinitas lições espirituais que ele queria realçar ao falar sobre a Palavra de Deus: segurança, proteção, direção e rumo certo. Ele cria que a Palavra do Senhor o conduziria no caminho da santidade para poder alcançar a herança espiritual prometida a Abraão, o pai da nação israelita.

A Palavra de Deus, portanto, é a “lâmpada” que ilumina nosso caminho na direção do Sol da Justiça que é Cristo, “a luz do mundo”.

REFLEXÃO: “Na Tua luz, vemos a luz” (Sl 36:9).


Por: Fonte Da Vida - Casa Publicadora Brasileira

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Madonna estréia sua crucificação na Europa


Depois de rodar os Estados Unidos e o Canadá com sua Confessions Tour, Madonna estreou neste domingo na Europa. E, como já se tornou habitual, a crucificação que a cantora encena fez a platéia delirar.


A apresentação ocorreu no Estádio Millenium, em Cardiff, País de Gales. Foi o único show fora de Londres programado para o Reino Unido. A partir desta terça-feira, Madonna inicia uma temporada com oito datas em terras londrinas.


Além da crucificação, com direto até a coroa de espinhos e que causou polêmica entre religiosos nos Estados Unidos, a cantora fez a festa da platéia com hits como Sorry e tecnologias que incluíram uma cadeira que permite malabarismos. Depois do Reino Unido, Madonna tem shows agendados em países como Itália, França, Alemanha, Holanda e Japão.


Fonte:Terra

UE pretende escanear retina e impressões digitais de visitantes


UE anuncia plano de implementar sistema eletrônico de registro nas fronteiras e no transporte aéreo. Principal objetivo é obter maior controle sobre a entrada e saída de imigrantes ilegais no bloco.

A União Européia anunciou que avalia a introdução de um sistema eletrônico de registro de entrada e saída nos países do bloco, a fim de obter maior controle sobre imigrantes ilegais. Segundo o comissário de Justiça, Franco Frattini, o registro seria similar ao sistema de escaneamento eletrônico de retina e impressões digitais implantado pelos Estados Unidos.

A medida, segundo ele, é parte de uma série de iniciativas a fim de usar tecnologia moderna para aumentar o controle sobre cidadãos de outros países que entram legalmente no bloco e se tornam imigrantes ilegais após ultrapassar o prazo permitido de permanência.

Frattini também anunciou que pretende substituir o atual sistema de concessão de vistos por uma autorização eletrônica de viagem (ETA), semelhante à utilizada atualmente na Austrália, que incluiria dados biométricos, como foto e impressões digitais.

"Apresentarei em fevereiro um pacote de medidas destinadas a aprimorar a capacidade da UE de proteger suas fronteiras externas", disse Frattini num encontro informal de ministros na

Eslovênia, país que atualmente ocupa a presidência rotativa da UE.

Centenas de milhares de imigrantes ilegais vivem hoje nos 27 países do bloco. Segundo Frattini, este é o tipo principal de imigração ilegal, "um dos maiores problemas que enfrentamos hoje" e que "não pode ser tolerado".


Fonte: DW-World

Meditações Diárias


Um Lugar Junto de Mim
Aqui há um lugar perto de Mim, onde você poderá ficar em cima de uma rocha. Quando a Minha glória passar, Eu porei você numa rachadura da rocha e o cobrirei com a Minha mão até que Eu passe. Êxodo 33:21, 22, NTLH

Era sábado de manhã e eu estava no cimo do Monte Sinai, a “tribuna do planeta” onde Deus entregou a Moisés as tábuas da Lei contendo os Dez Mandamentos. Moisés subiu muitas vezes esse monte sagrado para encontrar-se com Deus. O panorama é deslumbrante! Lá embaixo estão as planícies e os vales onde Israel armou suas tendas.

Ali, naquelas alturas, com outros companheiros de viagem, lemos porções da Bíblia relativas àquele local. Cantamos, oramos e meditamos. Vimos ali, sobre o monte, uma grande fenda na rocha onde, supõe-se, Moisés foi colocado por Deus enquanto a glória do Todo-poderoso e toda a Sua bondade passaram diante dele. Foi, para nós, um sábado memorável.

Nessa ocasião, da qual fala o nosso verso, Moisés estava passando por grande aflição por causa da desobediência do povo de Israel. Ele intercedeu perante Deus pelo povo com palavras quase dramáticas (Êx 32:32) e Deus não ficou silente. Ele agiu em favor de Seu servo e lhe deu uma mensagem de conforto.

Aqueles que levam a sério e com responsabilidade os interesses da igreja de Deus, não poucas vezes têm experimentado as mesmas aflições. Recusam-se a conformar-se com certas práticas e comportamentos que contrariam a Palavra divina e sofrem por isso. Ao defenderem os padrões da fé são visados pelo inimigo, que os fustiga sem piedade. É aí, então, que os servos de Deus passam a participar dos sofrimentos de Cristo.

Não deve haver, porém, motivo para desânimo. É nos momentos críticos e difíceis que Deus intervém em favor dos Seus servos como Ele fez com Moisés. Há uma profunda fenda na Rocha ferida por nós. E é na fenda desta Rocha que o Senhor nos esconde e nos cobre com Sua mão.


É ali, junto da Rocha, perto dEle, que Deus põe em segurança aqueles por meio dos quais Ele realiza Seus planos.

REFLEXÃO: “Exaltado seja o meu Deus, a Rocha da minha salvação!” (2Sm 22:47).


Por: Fonte da Vida - Casa Publicadora Brasileira

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Folha de S. Paulo versus Igreja Universal


O jornal Folha de S.Paulo, da empresa Folha da Manhã S.A, teve na quinta passada (24/01) sua primeira decisão favorável no caso das 28 ações indenizatórias de fiéis da Igreja Universal do Reino de Deus, que teriam se sentido ofendidos pela reportagem da jornalista Elvira Lobato, "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", de 15/09/07.


A matéria fala das empresas supostamente não religiosas de propriedade dos bispos da Igreja - empresa de seguro saúde, agência de turismo e táxi aéreo. O ponto polêmico, contudo, está na seguinte afirmação: “Uma hipótese é que os dízimos dos fiéis sejam esquentados em paraísos fiscais”, a respeito de uma das empresas, a financiadora Unimetro.


Os fiéis, segundo as petições, passaram a ser motivo de chacota nas comunidades em que vivem e consideraram-se atingidos pelo fato de que seu dinheiro seria destinado ao crime.“Se algumas pessoas entenderam que os religiosos da Universal são alvos da reportagem, é uma interpretação subjetiva.


A Folha não cita, nominalmentenenhum dos fiéis. Apenas afirma que bispos da igreja possuem empresas particulares”, diz a advogada da Folha, Tais Gasparian.Na quinta (24/01), o juiz Alessandro Leite Pereira, de Bataguaçu (MS), condenou Carlos Alberto Lima à pena de litigância de má-fé. “Não obstante o autor faça esforço na descrição da causa de pedir para tentar mostrar ter sofrido abalo moral em decorrência da reportagem referida, nítido se mostra que, na verdade, a ofensa, se existente, não foi por ele sentida, mas, como dito, pelas pessoas citadas na reportagem ou mesmo pela Igreja Universal do Reino de Deus”, disse o juiz.


O fiel terá de pagar R$ 800 pelos honorários. Cabe recurso ao réu.Segundo Alessandro Leite Pereira, o religioso, se tivesse sentido ofendido, deve pedir indenização aos que fizeram chacotas, e não ao jornal: “Se o autor está sendo vítima de chacotas (...) é contra essas pessoas que o demandante deve direcionar a demanda.”


A Folha e a jornalista Elvira Lobato estão respondendo a outras ações ao longo do mês, de diversas localizadas do Brasil, a maioria delas de cidades distantes do Nordeste.


Corte Americana confirma favoravelmente caso de discriminação religiosa contra trabalhador adventista


Uma corte federal de apelação ontem manteve decisão favorável a um funcionário adventistas do sétimo dia que foi discriminado por causa de sua observância do sábado.A 8a. Corte de Circuito de Apelações decidiu que o ex-motorista da empresa United Parcel Service (UPS), Todd Sturgill, de Springdale, Arkansas, obterá compensação de 104.000 dólares por salários perdidos e despesas de tribunal de uma ação anterior, além de obter de volta o seu emprego.


Os juízes reverteram uma compensação de 207.000 dólares em danos morais, alegando que a UPS não agiu com má intenção ou indiferença.Sturgill ficou satisfeito com o resultado, segundo se informou.O caso surgiu de um incidente em dezembro de 2004 em que Sturgill retornou de sua rota de entregas para o centro da UPS com 35 pacotes sem serem entregues antes de ir para casa numa sexta-feira à noite, o início do sábado bíblico.


Ele foi logo despedido pelo que a UPS considerou "abandono do emprego".Conquanto, como reconheceu a corte, Sturgill havia previamente buscado acomodação para suas crenças de observância sabática, os gerentes da firma naquele dia não tomaram nenhuma medida para capacita-lo a completar o seu trabalho antes do pôr-de-sol.


Os dirigentes da Igreja Adventista consideraram a determinação uma "decisão mista"."A razão por considerarmos a decisão como mista é que a corte rejeitou tanto os nossos padrões quanto os da UPS do que constitui 'acomodação razoável' pelas crenças religiosas no local de trabalho", declarou Todd R. McFarland, consultor-geral associado para a sede mundial da Igreja Adventista.


"Tanto no julgamento quanto na corte de apelação argumentamos que a lei requer que acomodação elimine o conflito entre a regra de trabalho e a crença religiosa. Não é suficiente o empregado oferecer algo que somente minimiza o conflito".McFarland disse que é raro que um caso de discriminação religiosa receba compensações por danos morais, uma indenização para punir o violador e desestimular outros.O impacto do caso é desconhecido, disse McFarland.


Cenários futuros poderiam deixar os observadores do sábado tendo dois obstáculos a superar: "acomodação razoável" para o empregado sem criar "indevida dificuldade para o empregador"."A corte do 8o. Circuito tomou a posição de que é uma decisão individual para o júri decidir se um empregador ofereceu acomodação razoável ou não', disse McFarland.

Meditações Diárias


Crescer por Igual
Jesus crescia, tanto em estatura como em sabedoria, e era amado por Deus e pelos homens. Lucas 2:52, BV

Nada poderá proporcionar mais alegria e felicidade para os pais do que um filho ou filha que está se desenvolvendo de maneira harmônica, em todos os aspectos. Os pais se sentem realizados.

O pleno desenvolvimento de Jesus é o perfeito modelo de um crescimento harmonioso. Ele crescia em estatura (fisicamente), em discernimento (mentalmente), era distinguido por Deus (espiritualmente) e pelos homens (socialmente).

A escritora Ellen White descreve o desenvolvimento de Jesus nas seguintes palavras: “À luz da presença de Seu Pai, crescia ‘Jesus em sabedoria e em estatura, e em graça para com Deus e os homens’. Seu espírito era ativo e penetrante [...] Também o caráter era belo na harmonia que apresentava. As faculdades da mente e do corpo desenvolviam-se gradualmente, segundo as leis da infância” (O Desejado de Todas as Nações, p. 68).

A ênfase que desejo dar aqui é no sentido espiritual. Se nós, como cristãos, seguimos o modelo deixado por Jesus, imitando-O nesses vários aspectos de Sua vida, estamos nos desenvolvendo à


Sua semelhança. E isso faz parte do processo da santificação. Então, pela graça de Deus, nos tornamos participantes da natureza divina e nos habilitamos para o Céu. O Seu ideal é moldar nosso caráter em harmonia com o dEle, preparando-nos para a vida porvir.

De acordo com o verso básico desta meditação, os desenvolvimentos físico e mental vêm juntos, pois muito da nossa natureza está condicionado às forças mentais. A Bíblia declara que aquilo que o homem pensa em seu coração, assim ele é. Isso significa que dentro dos nossos pensamentos é esboçado um inventário do nosso caráter.


As idéias que desenhamos na mesa da nossa imaginação vão forjar o edifício da nossa personalidade que está sendo levantado silentemente e de maneira imperceptível dentro de nós.

Deus nos fez com a capacidade de interpretar e avaliar os motivos do nosso coração. Estamos nos desenvolvendo e preparando para a eternidade, à medida que o tempo passa, segundo o modelo de Jesus?


Ele Se desenvolvia em sabedoria e estatura e, ao mesmo tempo, crescia diante de Deus e dos homens. Nisso estava Seu vigor físico, mental e espiritual. Vale a pena imitar o Modelo!

REFLEXÃO: “Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus” (2Tm 2:1).


Fonte: Fonte da Vida - Casa Publicadora Brasileira

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Chip MONDEX


Há alguns dias eu recebi um e-mail de um Adventista que estava curioso para esclarecer um tema que tem sido amplamente divulgado pela Internet - o CHIP MONDEX.Trata-se, segundo os relatos, de um sistema novo de controle humano, o qual se constitui em um CHIP a ser implantado sob a pele das pessoas, e que substituirá os atuais documentos, além de poder rastrear a localização de qualquer ser humano na face da terra.


Porém, o que tem causado mais "apreensão" por parte de alguns evangélicos (e Adventistas, em especial), é o fato de o tal CHIP só poder ser implantado em 2 locais do corpo humano: na testa ou na mão direita (entendeu o porquê da apreensão?). A alegação é de que as pesquisas científicas comprovaram que apenas nestes 2 pontos do corpo é que a implantação do artefato seria eficaz.


O irmão que mencionei acima, então, estava curioso para saber se este chip não seria a "marca da besta", uma vez que "cumpre" direitinhos as características descritas em Apocalipse. Será?!Eu já tenho conhecimento deste material "publicitário" há mais de 5 anos. Desde aquela época eles já diziam que o tal chip seria uma realidade mundial em pouco tempo (1 a 2 anos)... e até hoje nada!Sabe qual o motivo?Porque tudo isso é uma grande fantasia.


Parece não passar de uma montagem que alguns fizeram utilizando-se de versos bíblicos isolados para tentarem apresentar uma "novidade"... algo que pudesse ser original e chamar a atenção. Infelizmente muitos caem nessa conversa mole, e até de púlpito eu já soube de pessoas pregando estas tolices.A Bíblia é muito clara em dizer que a marca da besta não será algo "físico", "material", mas sim o resultado de uma aceitação consciente da observância do dia que Roma colocou no lugar do Dia do Senhor.


Eu acredito que esta história toda de MONDEX partiu de alguma seita fanática americana (ou talvez até brasileira), que existem aos montes por lá (e por aqui também), com o objetivo de alarmar as pessoas. Mas vê-se que o conhecimento profético deles é muito limitado, em comparação com a grande luz que nós, Adventistas do 7º Dia, recebemos sobre o tema.


Veja algumas inconsistências que eu facilmente detecto nesta história de chip sub-cutâneo:


1. Uma tecnologia tão eficiente e moderna (com baterias de lítio, rastreamento por satélite, chips milimétricos, etc.) não é nada barato. Se cada um custasse cerca de 1 dólar seriam necessários quase 7 BILHÕES DE DÓLARES para colocar um chip desse em cada habitante do mundo (pois a profecia diz que a marca da besta seria algo de proporções globais).


2. Um implante populacional desta magnitude, mesmo que houvesse tanto dinheiro para isso, demoraria muito para atingir populações que hoje vivem em situações econômicas e sociais de total isolamento de qualquer desenvolvimento tecnológico (países da África, Oceania, Ásia, etc.). Pode ser algo muito "realista" para um morador do desenvolvido sistema americano... mas certamente não passa de ficção e utopia para alguém que vive nos distantes rincões africanos (ou do nosso sertão nordestino), sem o mínimo para se alimentar diariamente.


3. Por que na mão direita? O que, fisiologicamente, a mão direito tem que a esquerda não tem? Isso mais me parece uma tentativa desesperada de forçar o texto bíblico.


4. Se é tão simples para implantar, por que eles dizem que é tão perigoso para retirar? A mesma "intervenção cirúrgica" de colocação não seria semelhante à de retirada?


Entre outros pontos...Eu acredito, sinceramente, que não devemos dar ouvidos a este tipo de notícias alarmistas, que mais parecem fruto de uma mente fanática (ou mal intencionada), desejosa de desviar a atenção do que realmente é declarado nas profecias apocalípticas: que teremos que escolher entre adorar a Deus no dia que Ele escolheu (o sábado), ou adorar ao diabo no dia que este escolheu (o domingo).

"Quando a observância do domingo for reforçada pela lei, e o mundo for iluminado a respeito desta obrigação do verdadeiro sábado, então todo o que transgredir o comando de Deus, de obedecer a um preceito que não tem autoridade superior a não ser a de Roma, honrarão então ao papado mais do que a Deus. ... Irão com isso aceitar o sinal de obediência a Roma — “a marca da besta” - Ellen White, GC, pp. 433-451; Ev, pp. 233, 234.

"Receber a marca da besta na fronte é, entendemos, dar o consentimento consciente e julgamento a esta autoridade (a primeira besta), na adoção de tal instituição que constitui a marca; recebê-la na mão é admitir obediência por um ato externo. A marca é o sinal, não da besta de dois chifres, nem da imagem da besta, mas da besta papal. ... A marca da besta é entendida como sendo uma confrontação do sábado que foi instituído em oposição de Jeová, que já mostramos no cap. 7:1-3, como sendo o selo do Deus vivo" - Uriah Smith, Thoughts on Revelation (Reflexões Sobre o Apocalipse, 1865, 1867), p. 224.

O que passar disso é anátema


Por: Prof. Gilson Medeiros

Coca-Cola pode fazer mal para os rins


A afirmação: Coca-Cola demais pode dar problemas nos rins. Os fatos: já se sabe que refrigerante demais pode aumentar o risco de diabetes e obesidade. Mas quando se trata de problemas renais, existe uma diferença entre a Coca-Cola e outros tipos de refrigerante?

A Coca-Cola tem altos níveis de ácido fosfórico, que foi ligado a pedras no rim e outros problemas renais. Boa parte dessa conclusão vem de evidências lendárias e circunstanciais. Então, no ano passado, um time de cientistas do Instituto Nacional de Saúde deu uma olhada mais de perto.Em um estudo publicado no periódico Epidemiology, o time comparou hábitos dietéticos de 465 pessoas com doença renal crônica e 467 pessoas saudáveis.

Depois de controlar vários fatores, o time descobriu que beber duas ou mais Coca-Colas por dia – sejam adoçadas artificialmente ou normais – estava ligado a um risco duplicado de desenvolver doença renal crônica. Mas beber dois ou mais refrigerantes quaisquer por dia, eles descobriram, não aumenta [esse] risco.

Os autores do estudo disseram que é necessário fazer mais pesquisas, mas suas descobertas sustentam a antiga idéia que alguma coisa na Coca-Cola – o ácido fosfórico, por exemplo, ou sua capacidade de retirar cálcio dos ossos – parece aumentar o risco de pedras no rim, falha renal ou outras doenças afetando os rins.

Conclusão: existem bastantes evidências de que Coca-Cola pode aumentar o risco de problemas nos rins, mais do que outros refrigerantes.

(Último Segundo)

Nota: Taí mais um motivo para largar o "suco de jabuticaba cafeinado".

Meditações Diárias

Quem Seriam Eles?
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46:1

O fato a seguir ocorreu quando meu esposo, nossa filha e eu nos acidentamos. O nosso filho Enilson e sua família que vinham logo atrás de nós, noutro carro, presenciaram o acidente, e imediatamente nos socorreram. As portas do nosso carro estavam travadas por causa do impacto e nós, por alguns segundos, ficamos inconscientes. Tentaram abrir as portas, mas não conseguiram.

Era noite escura quando quatro rapazes bem trajados apareceram, sem que algum carro parasse, e sem dizer uma só palavra e sem ferramentas, foram abrindo as portas do nosso carro e nos ajudando a sair dele. Não fizeram nenhuma pergunta e conversavam somente entre eles.

Enquanto o Enilson, a família e um camponês que foi ao local para nos socorrer observavam admirados, eles foram tirando toda a bagagem do carro e colocando-a no acostamento.


Quando apareceu a primeira unidade de socorro médico e toda a bagagem estava descarregada, um deles bateu no ombro do nosso filho e disse-lhe: “Tchau, vai dar tudo certo.” Foi tudo quanto disseram; e tão misteriosamente como apareceram, desapareceram na escuridão da noite.

Do ponto de vista humano não deu tudo certo. Nossa filha faleceu logo depois, na ambulância, a caminho do hospital. Mas do ponto de vista divino, vai dar tudo certo, sim, pois ela não sofreu. No momento da colisão, ela estava dormindo e dormindo ela continuou para acordar quando Jesus voltar e a trombeta de Deus soar, para despertar os que morreram em Cristo.

Enilson, nosso filho, disse para mim: “Mamãe, não posso dizer que eles me ajudaram, pois foram eles que fizeram tudo! Quando chegarmos ao Céu, vamos saber quem eram eles.” Quem seriam? Anjos ou homens? Sejam aqueles ou estes, Deus os enviou para nos socorrer.

É confortante saber que, apesar dos sofrimentos e tristezas deste mundo tão cheio de surpresas desagradáveis, Deus Se importa conosco, tomando providências para amenizar nossa dor e ainda nos dá força adicional para suportarmos a provação.

Com tudo isso que nos aconteceu, a volta de Jesus é agora muito mais real e almejada por nós. Mal podemos esperar esse dia! – EGS

REFLEXÃO: “Porque ainda um poucochinho de tempo, e o que há de vir virá e não tardará” (Hb 10:37, ARC).


Fonte: Água da Fonte - Casa Publicadora

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Dieta rica em ômega-3 'reduz risco de Alzheimer'


Uma dieta rica em ômega 3 pode reduzir o risco de Alzheimer e outras formas de demência em 60%, de acordo com um estudo publicado pela revista da Academia Americana de Neurologia, Neurology.Os pesquisadores estudaram os hábitos alimentares de mais de 8 mil homens e mulheres com mais de 65 anos nas cidades francesas de Montpellier, Dijon e Bordeaux ao longo de 4 anos.


No início do estudo, nenhum dos entrevistados apresentava sinais de problemas neurológicos, mas no fim da pesquisa 183 participantes desenvolveram Mal de Alzheimer e 98 tinham outros tipos de demência.Os acadêmicos concluíram que as pessoas que consumiam regularmente óleos ricos em ômega 3, como óleo de canola, óleo de linhaça e óleo de nozes, tinham o risco de contrair Alzheimer reduzido em 60% em comparação com as que não ingeriam esses óleos.


Frutas, vegetais e peixes: Os participantes que tinham uma dieta rica em frutas e vegetais também reduziram o risco de apresentar demência em 30% em relação àqueles com uma dieta menos saudável.


O consumo de peixe ao menos uma vez por semana também foi apresentado como um fator importante, diminuindo o risco de demência em 40% e de Alzheimer em 35%, mas apenas em participantes que não tinham uma predisposição genética às doenças."Levando em consideração que a maioria das pessoas não têm o gene ApoE4 (que aumenta o risco de Alzheimer), esses resultados têm importância considerável em termos de saúde pública", disse um dos autores do estudo Pascale Barberger-Gateau.


"No entanto, é necessário aprofundar essa pesquisa para que se identifique a quantidade e a combinação ideais de nutrientes antes de implementar recomendações nutricionais", explicou ele.

Fonte: BBC Brasil.

Site indica em mapa locais onde existe nudez


O site Nudar é especializado em encontrar nudez nos Estados Unidos. Utilizando o Google Maps, o site colaborativo aponta praias de nudismo, bares eróticos e outros estabelecimentos em todo o país. O site organiza os locais por Estado e mostra no mapa ícones que indicam o tipo de estabelecimento. Existem no mapa bares onde só se pode entrar nu, onde as garçonetes fazem topless e outros onde ficam só de biquíni, além de praias e resorts de nudismo. Os usuários podem baixar os locais para seu GPS e utilizar as referências na estrada. Quem quiser pode também colaborar e sugerir locais com nudez para incrementar a lista do site.




Nota: O que mais me surpreendeu foi a quantidade de lugares onde se pratica o nudismo nos EUA (pontos no mapa), a nação que surgiu sob os ideais do protestantismo! Além disso, parece haver certa metáfora aqui: o GPS foi desenvolvido para ajudar na localização e para evitar que a gente se perca. Agora é usado também para levar gente à perdição.

Meditações Diárias


As Misericórdias do Senhor
As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as Suas misericórdias não têm fim. Lamentações 3:22

As misericórdias do Senhor são inesgotáveis. Elas estão ao alcance da mão; ao alcance de quem precisa de perdão; ao alcance de todo pecador.

É por causa dessa “entranhável misericórdia de nosso Deus” (Lc 1:78) que temos esperança de salvação. A misericórdia é a demonstração prática e quase palpável do perdão que Deus concede ao pecador, unicamente por bondade e graça.

Entretanto, muitos de nós que nos consideramos cristãos e pretendemos estar nos preparando para a volta de Jesus, não estamos levando em consideração essa dádiva divina; estamos, por assim dizer, desperdiçando as misericórdias do Senhor.


Não estamos fazendo caso delas. Não estamos desejosos, ou mesmo aflitos por elas. Não estamos clamando por elas como fez o publicano da parábola, quando em humildade e contrição, clamou: “Ó, Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lc 18:13, ARC).

Será que não mais estamos sentindo necessidade das misericórdias de Deus? Por acaso não somos mais pecadores? Ou, talvez, estejamos satisfeitos com o desenvolvimento da igreja, com seu crescimento numérico, com as grandes e apresentáveis instituições; com a estrutura organizacional, a nossa boa reputação e as funções de liderança em todos os níveis da igreja?

Talvez não seja nada disso, e sim, por estarmos subestimando a constante e sutil pressão da sociedade sobre nós, tentando danificar-nos a sensibilidade espiritual e a religiosidade, procurando por todos os meios esmagar nossos princípios e propósitos, nosso sistema de vida e compromissos para com Deus e o semelhante, e as esperanças da eternidade.

Vamos reaprender a arte de clamar pela misericórdia divina! Vamos clamar “pela entranhável misericórdia de Deus” como membros do corpo de Cristo, como irmãos de fé, como líderes da igreja, como marido e mulher, como pais e filhos.


Todos precisamos das misericórdias do Senhor porque, em última análise, nossa salvação é o grande clímax da eterna misericórdia de Deus em nosso favor.

REFLEXÃO: “Quanto a mim, porém, [...] confio na misericórdia de Deus para todo o sempre” (Sl 52:8).

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Pessoas Acreditam Mais em Satanás do que em Darwin


Mais americanos acreditam em um inferno literal e em Satanás do que na teoria da evolução de Darwin, foi o que uma pesquisa recente desvendou.


Mais da metade, 62% dos americanos, acreditam em Satanás, comparado a somente 42% dos entrevistados que disseram acreditar na teoria de Darwin.


De acordo com a pesquisa, 82% das pessoas acreditam em Deus. Ainda, 79% disseram acreditar em milagres, 75% acreditam no céu e 72% acreditam que Jesus é Deus ou Filho de Deus.


É interessante notar que enquanto enquanto 43% dos católicos crêem na teoria de Darwin da evolução, 30% dos protestantes têm a mesma opinião.


Meditações Diárias


Prova de Maturidade Espiritual

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Mateus 5:44

Coisa difícil nos pede o Senhor, não é verdade? Não somente amar nossos inimigos, mas orar por eles!

Parece que certas pessoas existem somente para irritar e maltratar nossos nervos. Estão constantemente nos incomodando! Mesmo assim, Jesus nos pede que as amemos e oremos por elas.

Certos fatos desagradáveis que precisamos encarar vez ou outra são como um campo de provas em que nossa maturidade e forças espirituais são testadas. Como agiremos? Qual será nossa reação?

Que coisa, meu Deus! Amar os inimigos e ainda orar por eles! Fazer isso não é nada fácil! E tem mais: “Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber” (Rm 12:20). Que tal?

A oração, o perdão e o amor para com aqueles que por um ou outro motivo não nos apreciam correspondem ao desejo de Deus de amar e perdoar todas as pessoas. Veja o exemplo de Estêvão orando pelos seus inimigos e perdoando-lhes, mesmo sob a “chuva” de pedras que lhe tirou a vida.

A verdade é que se quem vive esse lado sublime do cristianismo experimenta um dos mais belos e gratificantes aspectos da vida cristã.

Segundo Mateus 5:44, essa maneira de orar só é possível para quem nasceu do Espírito Santo e vive em contato diário com Ele. “É, porém, unicamente o Espírito de Deus que dá amor em troca de ódio.


Ser bondoso para o ingrato e mau, fazer o bem sem esperar retribuição, é a insígnia da realeza celeste, o sinal certo pelo qual os filhos do Altíssimo revelam sua elevada condição” (Ellen G. White, O Maior Discurso de Cristo, p. 75).


Nada pode substituir esses princípios divinos. Verdadeiramente, quem não esmagar o próprio eu e não aniquilar o orgulho, jamais terá condições de perdoar e amar os inimigos.

A oração que parte de um coração sincero e íntegro, abrandado pela presença do Espírito Santo na vida, é uma prova de nossa filiação divina, pois o verso 45, completando o conceito do verso 44, diz: “Para que vos torneis filhos de vosso Pai celeste.” Portanto, quando formos odiados, respondamos com a bênção da intercessão e do amor.

REFLEXÃO: “Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mt 5:46).

Presentes de Deus


DANIEL CELESTINO DE LINS, nasceu no dia 01/06/1952, em Bom Retiro - SC. Atualmente frequenta a igreja de Bom Retiro da Serra e é gerente da empresa Jungconsult do Brasil Produtos Naturais Ltda, que trabalha basicamente com a transformação da Babosa em matéria prima em todas as suas formas.Começou a trabalhar na empresa como pedreiro, em 1982, tornando-se depois funcionário de produção.


No ano de 1993 tornou-se Adventista e desde então sempre foi fiel dizimista, mas tinha um pouco de dificuldades com relação às ofertas. Às vezes até começava um pacto, mas acabava esmorecendo.Em maio de 1999, após um seminário de Mordomia Cristã, promovido pelo Pr. Marcos Bomfim, então diretor do Departamento de Mordomia da Associação Catarinense, decidiu firmemente fazer um pacto de ofertas com Deus e fazer de tudo para honrá-lo.


Começou com 1% (um por cento) e planejou com o Senhor que aumentaria mais 1% (um por cento) a cada ano.Assim começou e o Senhor coroou esta decisão concedendo-lhe muitas bençãos, dentre as quais passo a enumerar:

A empresa conseguiu fechar contratos de exportação de pó de babosa, que é um dos principais produtos da empresa, e os lucros aumentarem grandemente;

- No ano de 2000, após orar durante sete dias, ganhou todo o dinheiro da empresa para fazer uma cirurgia;

- Em maio de 2002, ganhou um carro 0 km de presente do dono da empresa;

- Em novembro do mesmo ano, ganhou R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais) em dinheiro para construir uma casa;

Desde que fez o pacto com Deus seu salário na empresa triplicou, fruto de sua dedicação, honestidade e fidelidade à empresa e a Deus.Daniel atribui todas as bençãos ao Senhor e as considera como presentes de Deus. Continua sendo fiel na sua promessa e ainda atende a muitas pessoas carentes da igreja e da cidade. Atualmente é ancião e diretor da ADRA em sua igreja.

Para Meditar
1. Por que Deus espera nossa participação para nos abençoar mais abundantemente?

2. Por que nem todos os que fazem um pacto ganham um carro 0 km ou uma casa?


Por: Provai e Vede Jan/2008

Bento 16: ecumenismo e descanso dominical


Nas palavras que pronunciou no último domingo, durante o Ângelus, assistido por uma multidão na Praça São Pedro, o Papa Bento 16 assinalou que o mundo necessita do testemunho dos cristãos unidos em uma só fé: "Todos temos o dever de rezar e de atuar para a superação de toda divisão entre os cristãos, respondendo ao desejo de Cristo ‘Ut unum sint’ (‘Que sejam um’)", assinalou o Papa; e adicionou que "a oração, a conversão do coração, o reforço dos vínculos de comunhão formam a essência deste movimento espiritual, que desejamos que logo possa conduzir os discípulos de Cristo à celebração comum da Eucaristia, manifestação de sua plena unidade." [Grifo acrescentado.]




Nota do blog Minuto Profético: "Celebração comum da Eucaristia" não é nada mais que a prática do descanso dominical, sinal de autoridade de Roma. Pelo andar da carruagem, falta muito pouco para a crise final deste mundo chegar.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Selo achado em Jerusalém comprova historicidade bíblica


Arqueólogos israelenses encontraram em Jerusalém um sinete (uma espécie de carimbo) de cerca de 2.500 anos de idade que, segundo especialistas, mostram o valor da Bíblia como fonte de documentação histórica.


O sinete estampa o nome da família Tema, a qual, de acordo com o Livro de Neemias, estava entre os exilados que retornaram a Judéia no ano 537 a.C. após o fim do cativeiro na Babilônia."É um nexo entre as provas arqueológicas e o relato bíblico, ao evidenciar a existência de uma família mencionada na Bíblia", diz a arqueóloga Eilat Mazar, que dirige as escavações que acharam o sinete, de pedra escura, com forma elíptica e dimensões de 2,1 centímetros por 1,8 centímetros.


Mazar explicou que, segundo a Bíblia, os Tema viviam em uma região de Jerusalém conhecida como Ofel, designada especialmente aos servidores do Primeiro Templo, construído pelo rei Salomão no século 10 a.C. O relato bíblico conta que, após os israelitas serem deportados à Babilônia por Nabucodonosor, depois de este conquistar Jerusalém em 586 a.C., os Tema estavam entre as primeiras famílias a retornar à Judéia...


Fonte: Portal G1

Filme iraniano sobre Jesus e canal adventista árabe


Duas notícias relacionadas com o mundo islâmico me chamaram a atenção recentemente: a primeira, divulgada na Veja de 14/01, dá conta de um filme iraniano sobre Jesus. A segunda, é o lançamento de um canal de TV adventista via internet na língua árabe. Diz o texto da Veja: "Um diretor de cinema iraniano produziu um longa metragem que conta, de um ponto de vista islâmico, a história de Jesus Cristo. Lançado nos cinemas do Irã no fim de 2007, Jesus, o Espírito de Deus, está prestes a ser adaptado para a televisão, em uma série a ser transmitida pela emissora estatal do país. De acordo com Nader Talebzadeh, o cineasta, o objetivo da obra é expor as 'bases comuns entre muçulmanos e cristãos', e 'estabelecer um diálogo entre as duas partes'.


"A história de Jesus, o Espírito de Deus baseia-se nos episódios narrados no Novo Testamento da Bíblia, aceitos e recontados no Corão. De acordo com os preceitos do islamismo, no entanto, Jesus Cristo não é o filho de Deus (sua personificação na Terra), mas sim um mensageiro divino. Uma diferença crucial entre as visões cristã e muçulmana da história aparece no filme de Talebzadeh: para o Islã, Cristo não foi crucificado. Na obra do diretor, Deus salva o profeta da crucificação e o leva para o seu mesmo plano superior. ...


"Quanto ao novo canal de TV adventista, deu na Rede Adventista de Notícias: "Um ministério de apoio da Igreja Adventista do Sétimo Dia [lançou] o primeiro programa de televisão em língua árabe da denominação em 11 de dezembro. O novo canal, chamado LLBN Arabic, transmitirá mediante a Loma Linda Broadcasting Network [Rede de Difusão de Loma Linda] e deverá incluir programação espiritual bem como apresentações musicais e informações sobre saúde. A maior parte da programação será gravada nos estúdios da LLBN em Loma Linda, Califórnia, EUA. 'Este será um tempo para louvar e orar a Deus', declarou Ganim Hanna, presidente e diretor executivo da LLBN.


'Nós Lhe agradeceremos por nos capacitar a começar esse histórico novo esforço evangelístico ao mundo de língua árabe.'"O diretor da divisão de língua árabe, Lawrence Geraty, comentou que o Oriente Médio abriga uma significativa porcentagem da população mundial que é muitas vezes negligenciada em esforços evangelísticos. 'A Igreja Adventista do Sétimo Dia mantêm muitos valores em comum com pessoas árabes', disse Geraty. 'Este é um ministério que pode alcançar essas pessoas por meio da televisão - um veículo de comunicação a que virtualmente todos podem ter acesso no Oriente Médio.'


"Os programas inicialmente serão distribuídos mediante a Internet, inclusive por métodos avançados de recepção de vídeo, com dispensa até de computador, podendo-se fazê-lo por meio de equipamentos ligados diretamente ao aparelho de TV. Esse sistema, chamado IPTV, torna-se assim acessível a um maior número de pessoas, explicam membros da comissão."A LLBN já tem quase 12 anos e agora transmite à base de 24 horas todos os dias. A rede é inteiramente sustentada por telespectadores.


Hanna disse que os diretores da comissão estão dando 'um enorme salto de fé ao lançarem o novo canal'. Segundo fundos se tornem disponíveis, a LLBN Arabic planeja expandir seu sistema para um de satélite direto para a casa, que é bem popular no Oriente Médio."Essas e outras notícias me mostram que aos poucos o mundo islâmico vai tomando conhecimento de Jesus, ainda que de forma um pouco distorcida, no caso do filme. Bem, já é um começo...

Vem aí: O Delírio do Diabo


No mês de abril, a Random House lançará o novo livro de David Berlinski, sênior fellow do Center for Science and Culture do Discovery Institute, intitulado The Devil's Delusion: Atheism and Its Scientific Pretensions [O delírio do Diabo: O ateísmo e suas pretensões científicas]. Antes que alguns saiam dizendo que é obra de outro "criacionista enrustido", é bom dizer que Berlinski é judeu agnóstico, bon vivant, mora em Paris, é defensor das teses do Design Inteligente e é matemático pela Universidade Princeton.


Então, quem melhor do que um agnóstico como ele para discutir com os ateus sobre ciência? Curiosidade: Dawkins (autor de Deus um Delírio) não aceita debater com Berlinski. É bom lembrar que o "Devoto de Darwin" (Veja) já se recusou a debater com criacionistas também.


Daqui a pouco, nem com os amigos ele vai querer discutir suas idéias... Alguns comentários sobre o livro de Berlinski: “O livro de Berlinski é em tudo desejável: é idiomático, profundo, brilhantemente polêmico, divertido, e amplamente versado, é claro. Eu o parabenizo” (William F. Buckley Jr.).“Com estilo alto e desdém alegre e divertido, David Berlinski esvazia as pretensões intelectuais da galera científica atéia.


Talvez eles possam recitar a Tabela Periódica de cor, mas o Berlinski secular mostra que isso não os leva muito longe em raciocinar sobre questões mais importantes” (Michael J. Behe, professor de Bioquímica da Lehigh University e autor do best-seller A Caixa Preta de Darwin e de The Edge of Evolution).


O grande mérito de O Delírio do Diabo é fazer com que se reflita sobre a pretensão arrogante de certos ateus de serem os donos da verdade científica.


Por: Michelson Borges

Meditações Diárias


A Oração Tem poder
Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Salmo 34:17, ARC

O mundo espiritual da oração é regido pela fé; fé no invisível, fé no aparentemente impossível; fé no Deus que faz milagres e que muda situações aparentemente insolúveis desde que seja para o nosso bem.

Às vezes, Deus permite que tenhamos momentos de angústia para que a fé se fortaleça e as orações sejam mais autênticas e confiantes.

Conheci Ernestina Pereira na cidade de Araguacema, estado de Tocantins, lá pelos idos de 1964.

Era uma mulher de pequena estatura, mas grande diante de Deus. Possuía uma fé inabalável e suas orações eram poderosas. Tudo que tinha a ver com seu orfanato era resolvido com oração. Esse lar de crianças estava localizado às margens do rio Araguaia, a uns três quilômetros da cidade.

Certo dia, alguém descobriu que o velho casarão que abrigava as crianças estava sustentado apenas por um esteio e que os demais estavam com suas bases podres. Então, Ernestina resolveu construir um novo alojamento para seus “filhos”.

Numa tarde de verão, quando as paredes já estavam quase na altura do respaldo, Ernestina, que estava descansando após o almoço, foi despertada com o barulho de uma forte ventania. O dia escureceu, aumentou o barulho. “Vai desabar um temporal”, todos diziam.

Logo passaram pelo seu pensamento a velha casa e os órfãos. Certamente, viria tudo abaixo. O que fazer?... Nada, a não ser orar. Sem pensar duas vezes colocou-se de joelhos dobrados diante de Deus e, com muita fé, suplicou-Lhe: “Senhor, tem misericórdia de nossas crianças! Segura esta velha casa e detém os ventos, segundo a Tua vontade e o Teu amor. Em nome de Jesus Cristo. Amém!”

Tão logo terminou sua oração e se levantou, o vento havia cessado. A escuridão se dissipou, o sol tornou a brilhar e tudo voltou à calma novamente. Um dos pedreiros que voltava do almoço, disse: “Eu vi quando o vento e a trovoada pararam de uma só vez.”

No livro O Desejado de Todas as Nações, lemos: “Os anjos de Deus estão subindo, levando as orações dos necessitados e aflitos ao Pai, em cima, e descendo, trazendo bênçãos e esperança, auxílio e vida aos filhos dos homens” (p. 143).

REFLEXÃO: “Mas eu confio na Tua benignidade; na Tua salvação, meu coração se alegrará” (Sl 13:5, ARC).

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Meditações Diárias


Juntar o Fermento à Massa
Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 1 Coríntios 5:6

Quando eu era criança e morava na roça, minha mãe fazia “pão de casa” e assava-o num forno a lenha, cuja lembrança me traz saudades de bons tempos que se foram.


O fermento também era preparado em casa e misturado à massa que era manipulada com uma amassadeira manual até ficar em condições de ser cortada em pedaços para dar forma aos pães.


Esses eram, então, cobertos por uma toalha muito branca e sobre essa era posto um cobertor para aquecer os pães, a fim de crescerem.

Lembro-me de que, para saber quando os pães estavam no ponto de assar, minha mãe fazia uma bolinha da mesma massa e a colocava num copo com água, que ia em seguida ao fundo. Algumas horas depois, a bolinha boiava. Era o sinal de que estava na hora de levar os pães ao forno. O fermento havia levedado toda a massa.

Temos aqui uma lição a aprender do fermento. Ele permeia toda a massa e o resultado é que o pão macio fica saboroso. Assim também, juntar a oração à própria vida é como juntar o fermento à massa. Há crescimento e poder, alegrias e vitórias.

O Espírito Santo Se envolve com os acontecimentos do nosso dia-a-dia, ouve as orações e Se identifica com essa infinidade de preocupações e cuidados que, muitas vezes, nos trazem desânimo e insegurança. Ele nos ajuda, nos fortalece e está ao nosso lado em qualquer emergência.

A experiência de Josafá é um forte incentivo para os que desejam ser vitoriosos em suas lutas, por meio da oração.

Os amonitas e moabitas juntaram suas forças militares e invadiram o reino de Judá. Josafá temeu e, então, buscou ao Senhor em oração dizendo-Lhe que não sabia o que fazer. “Porém, os nossos olhos estão postos em Ti”, declarou (2Cr 20:3-12).


E, como o fermento, a sua oração permeou todo o povo, que se juntou ao rei, e clamaram a Deus e Ele lhes deu a vitória. Por quê? Porque oraram.


Foi nessa ocasião que o rei Josafá proferiu as memoráveis palavras: “Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos Seus profetas e prosperareis” (2Cr 20:20).

Tenhamos a certeza de que o Deus criador de tudo o que existe e também de cada um de nós, e que a tudo sustenta com Seu poder – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – jamais rejeitará as nossas orações. Não é isso confortante?

REFLEXÃO: “No tempo aceitável, Eu te ouvi e te socorri no dia da salvação” (Is 49:8).

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Revista Católica assume que o Sábado é o verdadeiro Dia do Senhor


Em 22 de maio de 1934 John L. Day, de Thomaston, Ga., EUA, obteve a seguinte resposta de The Catholic Extension Magazine, que no cabeçalho declara ser "a maior revista católica publicada nos EUA" para uma pergunta que fez sobre a questão sábado/domingo:Com respeito à mudança da observância do sábado judaico para o domingo cristão, desejo chamar sua atenção para estes fatos:


(1) Que os protestantes que aceitam a Bíblia como regra de fé e religião, devem por todos os meios retornar à observância do sábado. O fato de que não o fazem, mas, ao contrário, observam o domingo, os estultifica aos olhos de todo homem pensante.


(2) Nós católicos não aceitamos a Bíblia como a única regra de fé. Além da Bíblia temos a Igreja viva, a autoridade da igreja como uma regra para nos guiar. Dizemos que esta igreja instituída por Cristo, para ensinar e guiar o homem através da vida, tem o direito de alterar as leis cerimoniais do Velho Testamento e daí, aceitamos sua mudança do sábado pelo domingo. Nós dizemos francamente: "Sim, a igreja fez esta mudança, criou esta lei, tal como fez muitas outras leis; por exemplo, o jejum da sexta-feira, o celibato sacerdotal, as leis concernentes aos casamentos mistos, o regulamento dos matrimônios católicos, e um milhar de outras leis".


(3) Também declaramos que de todos os protestantes, os adventistas do sétimo dia constituem o único grupo que raciocina corretamente e é coerente com seus ensinos. É sempre um bocado engraçado ver igrejas protestantes, em púlpitos e legislaturas, requerendo a observância do domingo, sobre a qual nada consta na Bíblia.

– Peter R. Tramer, Editor da Revista Católica.
Colaboração: Blog Alto Clamor

Possessão Demoníaca


Tanto a Bíblia quanto o Espírito de Profecia são muito claros em dizer que os poderes satânicos serão cada vez mais vistos em nosso mundo, à medida que se aproxima o retorno de Jesus.


Uma experiência extremamente desagradável, mas que já deve ter sido vivenciada por muitos de nós, é o enfrentamento direto e literal do Inimigo, em um contato com alguém que esteja "possesso", ou seja, possuído por um espírito maligno.


Nestas situações, é importante entender o que está acontecendo, para podermos ajudar a pessoa a se libertar das garras do Mal.


O Pr. Emilson Reis, emérito professor do UNASP, preparou um excelente artigo sobre este assunto, e acredito que seja de grande importância para todos nós, que queremos ser usados como instrumentos do Senhor para a libertação e salvação de cativos pecadores.Você pode visualizar o artigo no link abaixo:


"Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo Teu nome!" - Lucas 10:17.

Meditações Diárias


A Oração Secreta
Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto. Mateus 6:6

Quando você entra num quarto para orar em secreto, ninguém deve ouvir seu clamor, sua confissão, louvor, ou mesmo palavras de gratidão – só Deus. Você está em audiência com o Rei.


Nesse momento, seu aposento se transforma no seu “Santo dos santos,” onde Deus Se revela a você.

Então, em meio ao silêncio e “sozinho abra seu coração aos olhos de Deus. A oração secreta só deve ser ouvida por Ele – o Deus que ouve as orações. Nenhum ouvido curioso deve partilhar dessas petições em que alguém entrega a Deus suas dificuldades. Na oração secreta a pessoa está livre das influências do ambiente, livre de excitamento. Calmamente, mas com fervor, pode buscar a Deus” (Caminho a Cristo, p. 98).

A pessoa que se concentra em Deus neste seu “deserto”, longe de toda e qualquer distração, é como abrisse um poço em meio à terra seca, de onde tira água em abundância para saciar a sua sede de Deus.

Esse modo de orar pode ser exemplificado pela ordem dada por Deus a Moisés, para que subisse o Monte Sinai aonde não podia levar, nem sequer, o seu amigo íntimo – Josué. Era um encontro secreto entre Moisés e Deus. Mas quando retornou da presença de Deus para o arraial de Israel, seu rosto estava brilhando, tão impregnado estava pelo encontro que tivera com o Rei. Isto é o que acontece com quem ora assim.


Há uma transformação, de modo que a imagem de Cristo passa a ser refletida nele. Ele sai de sua câmara secreta habilitado para transformar seu ambiente, sua família, sua igreja e seus amigos, levando-os para mais perto de Deus.

Grandes batalhas têm sido travadas dentro de um quarto de portas fechadas: batalhas contra o eu, contra pecados secretos, contra nossa natureza má e indomável, e contra outros pecados.

Quantas lágrimas são derramadas ali, a sós com Deus! Mas, também, quantas vitórias são alcançadas, quanta bênção e quanto perdão recebidos. Faça essa experiência e você experimentará a alegria de viver.

Essa maneira de orar nos propicia excelentes condições para ouvirmos o que Deus tem a nos dizer. Ele tem coisas a esclarecer-nos. Esperemos que Ele nos fale ao coração.

REFLEXÃO: “Eis que te comprazes na verdade no íntimo, e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria” (Sl 51:6).


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Projeto de Lei estabelece multas para a violação à liberdade religiosa


Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1553/07, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que regulamenta a liberdade de crença e o livre exercício dos cultos religiosos no País, previsto no artigo 5º da Constituição Federal (inciso VI).


O texto estabelece uma série de multas para a violação à liberdade de crença e aos símbolos religiosos, incluindo os locais de oração.Segundo o projeto, todos os cidadãos são livres para manifestar sua crença religiosa pessoal.


A proposta também estabelece proteção para os locais de cultos, sejam santuários isolados, igrejas ou procissões em vias públicas. No caso das missas ou cultos públicos, a proteção só e garantida caso eles não contrariem a ordem e a tranqüilidade públicas.


O deputado diz que o objetivo do projeto é coibir as manifestações de desrespeito às religiões, que segundo ele têm se tornado freqüentes no País. "Apesar de a nossa Carta Magna garantir a inviolabilidade da liberdade de crença, temos presenciado repetidas vezes a impunidade do desrespeito à religião", afirma Dr. Talmir.


A proposta estabelece cinco hipóteses para o emprego das multas, que seriam aplicadas junto com eventuais sanções penais. São elas:


- impedir ou dificultar o acesso ao local do culto religioso: multa de até R$ 2 mil;


- provocar dano material ao local de culto com o objetivo de depreciá-lo: multa de até R$ 3 mil e o ressarcimento dos prejuízos materiais causados;


- utilizar local de culto para ato considerado profano ou ofensivo: multa de até R$ 4 mil;


- utilizar indevidamente as cerimônias ou os símbolos religiosos com o objetivo de causar escândalo ou expor ao ridículo a crença: multa de até R$ 5 mil;


- usar rádio, TV, teatro, cinema, internet ou outro meio de comunicação para difamar cultos, liturgias e símbolos religiosos: multa de até R$ 6 mil.


Antes de ir ao plenário, o projeto será examinado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Ele tramita em regime de prioridade.


Os Cristãos Mais Poderosos de Hollywood


Os Cristãos Mais Poderosos de Hollywood
A cantora Carrie Underwood e o ator premiado Denzel Washington estão entre as celebridades de Holywood que são leitores devotos da Bíblia, de acordo com a edição de 28 de Novembro da revista Us Weekly.


Celebridades como Joel Madden e Heidi Montage também fazem parte da lista, apesar de terem um passado que muitos diriam estar longe do ideal bíblico. Em uma pesquisa feita pela BeliefNet.com, Denzel ficou em segundo lugar como "O Cristão Mais Poderoso de Holywood", depois de Mel Gibson. "Leio a Bíblia diariamene".


Denzel confirmou em uma entrevista para a Reader's Digest. "Estou no meu segundo ano bíblico agora. A segunda vez é melhor". Comentários semelhantes foram feitos pela cantora country Carrie Underwood, que expressa a sua fé através da música, como na canção: “Jesus Take the Wheel.” "Mantenho a minha Bíblia no ônibus", disse a cantora de 24 anos para a revista Us Weekly.


segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Meditações Diárias


A Oração
Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer. Lucas 18:1

Durante os próximos dias pretendo tratar de um dos mais importantes aspectos da vida cristã. Estou falando da prática da oração.

A oração é uma real conversa com Deus. É a ocasião em que o cristão abre o coração ao Pai celestial como o faria a um amigo de muita confiança.

Nada de palavras pré-fabricadas quando se trata de “abrir o coração a Deus”, seja na oração em público ou em particular. Nossas palavras devem ser as mais espontâneas possíveis, exatamente como se apresentarem os nossos motivos e necessidades. A oração é um impulso da alma, tanto para pedir como para agradecer.

A perseverança no orar é uma das condições para Deus ouvir nossas orações. Ele Se agrada quando oramos de “contínuo” e “sem cessar” (At 10:2; 1Ts 5:17).

Nosso Pai, entretanto, não Se revela igualmente a todas as pessoas. Não que Deus seja parcial ou tenha preferências. A questão é que Lhe é impossível atender a todas as pessoas por motivo de suas próprias disposições.

O Sol não tem preferências. Seus raios incidem igualmente sobre um lago de águas limpas e sobre um charco de águas poluídas.

Quanto mais nosso procedimento estiver de acordo com a vontade de Deus, mais fácil nos será orar; quanto mais estiver em desarmonia com a vontade soberana do nosso Pai, mais difícil e constrangedor será fazer as nossas orações.

Se aqueles que oram não tiverem a intenção de refrear seus maus hábitos de ordem moral e espiritual, é mais do que óbvio que orar não lhes vai ajudar em nada, mas isso por sua própria culpa.


Deus não Se recusa a ouvi-los; eles, sim, é que se recusam a atender as condições para que uma oração seja atendida – um desejo ardente e sincero de corrigir sua natureza carnal e abandonar o pecado.

Se vivermos em pecado, libertinagem, com vida impura e mente poluída, as nossas orações serão uma afronta ao Deus Todo-poderoso; não passarão de um simples gesto exterior destituído de significado; serão uma ofensa ao Espírito Santo, uma simples fórmula criada por uma leviandade de nossa parte, ao tentar conseguir de Deus a realização dos nossos desejos egoístas contrários aos mandamentos que Ele nos prescreveu, porque pecado é separação de Deus.

REFLEXÃO: “Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá” (Sl 66:18, ARC).

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Jesuítas escolhem novo "Papa Negro"


Não haverá fumaça branca para avisar ao mundo que ele foi eleito, mas outro tipo de conclave secreto começou na segunda-feira em Roma - o que vai escolher o novo líder mundial dos jesuítas, conhecido como "o papa negro".


Numa sede jesuíta a um quarteirão do Vaticano, 225 delegados de todo o mundo vão escolher o novo superior da maior e talvez mais influente, prestigiosa e polêmica ordem clerical católica. O líder jesuíta é chamado de "papa negro" devido à cor do manto simples que usa e por causa da sua autoridade mundial e habitualmente vitalícia - a exemplo do papa, que se veste de branco. Mas a congregação-geral (nome oficial do encontro) neste ano será diferente.


O atual superior-geral, padre Peter-Hans Kolvenbach, 79 anos [foto], recebeu do papa Bento 16 autorização para se aposentar devido à idade avançada. Kolvenbach, um holandês de fala mansa, cabelo branco e cavanhaque, está no cargo desde 1983, guiando os jesuítas por um dos períodos mais difíceis dos seus 468 anos de história. O carismático antecessor dele, o basco Pedro Arrupe, teve vários atritos com o papa anterior, João Paulo 2o, para quem a ordem havia se tornado independente, politizada e esquerdista demais, especialmente na América Latina.


Quando Arrupe sofreu um derrame, no começo da década de 1980, João Paulo 2o apontou um representante pessoal para dirigir a ordem e impedir que ela se tornasse ainda mais esquerdista. Para alguns jesuítas, aquele foi um período sob "lei marcial pontifícia". Kolvenbach, por sua vez, teve o mérito de restabelecer as boas relações com o Vaticano nestes 25 anos, e ao mesmo tempo lidou com questões como o declínio nas vocações religiosas na ordem fundada em 1540 por santo Inácio de Loyola e que teve o padre José de Anchieta entre seus membros. Na década de 1960, a Sociedade de Jesus (seu nome oficial) viveu seu auge, com cerca de 36 mil integrantes, todos homens.


Agora são 19,2 mil, envolvidos principalmente em educação, auxílio a refugiados e outros serviços sociais. A eleição do sucessor de Kolvenbach deve ocorrer em meados do mês, após vários dias de orações murmuradas, pedindo orientação para a escolha - período chamado em latim de "murmuratio".


Embora as campanhas eleitorais sejam proibidíssimas - os delegados devem "entregar" quem desejar abertamente o posto - alguns nomes já circularam entre a imprensa religiosa. Um dos favoritos é o padre indiano Lisbert D'Sousa. Muitos jesuítas dizem que já é hora de o posto ser ocupado por alguém dos países em desenvolvimento. A eleição é por voto secreto.


Os participantes só podem deixar o recinto depois que o resultado for comunicado ao papa Bento 16 - mantendo a secular tradição segundo a qual o "papa branco" é o primeiro a saber quem é o "papa negro".




NOTA: É a primeira vez que vejo uma agência de notícias (no caso, Reuters) confirmar o título de "papa negro" para o general dos jesuítas. Até agora, só conhecia esse fato através de livros. Essa ordem foi criada como exército para proteger o Vaticano, se necessário fosse, até mesmo do Papa. Mas, o pior de tudo dentro da Companhia de Jesus é a terrível filosofia que seguem: "Os fins justificam os meios"...


Blog Minuto Profético

Festival de besteiras na Galileu


Estou no Unasp fazendo estudos em teologia (motivo pelo qual desativei temporariamente o recurso de comentários aqui no blog). Na matéria de Hermenêutica, com o Dr. Reinaldo Siqueira, aprendi que a palavra "hermenêutica" é definida como: (1) interpretação do sentido das palavras; (2) a arte e ciência de interpretar textos sagrados; e (3) a arte e ciência de interpretar leis.


Essa palavra vem do grego hermeneo e significa "explicar, interpretar, traduzir". o termo está ligado à mitologia grega: o deus Hermes era o mensageiro dos deuses, mas ele não somente transmitia mensagens, as interpretava também. Daí surgiu a palavra “hermenêutica”. A hermenêutica bíblica, obviamente, se limita à interpretação do texto bíblico. E se vale de regras para fazer isso.Pois bem, anteontem, antes de vir para o colégio, comprei a revista Galileu de janeiro.


Hoje, no intervalo entre as aulas, li o artigo de capa "Dá para viver segundo a Bíblia hoje?" Fiquei estarrecido.Geralmente evito o tom jocoso em minhas postagens, mas não consegui pensar em outro título para esta. O que li, descontando uma ou outra coisa, foi pura besteira. Num só artigo, Galileu consegue subverter, desrespeitar e quebrar todas as regras básicas de hermenêutica.


O autor é o jornalista Cláudio Julio Tognolli, assumidamente devoto do ateu e devoto de Darwin, Richard Dawkins. Logo de início, Tognolli se sai com esta: "Começa aqui uma contradição que contrapunha à minha vida dois salmos. Afinal, Jeremias 13:23 sugere que o leopardo não pode mudar as suas manchas.


Bem, costumo ir à academia de ginástica todos os dias, tentando perder a barriguinha. Pior: vi que a sunga utilizada para a empreitada tinha 3 tipos de fibra. Larguei a academia e fui buscar cuecas de algodão. Mas a única que tinha em casa era uma importada que foi deixada por uma ex-namorada que adorava usar peças íntimas masculinas.


Não me julgue mal (não julgueis para não serdes julgado, diz Mateus 7:1). A solução foi comprar cuecas novas. Torrei mais de R$ 150. E meus membros doíam com a falta da academia."Tognolli podia ter-nos poupado de conhecer os hábitos esquisitos de sua ex-namorada... Mas deixa pra lá.


O pior mesmo é demonstrar logo de cara que não está preocupado em saber o que os textos dizem de verdade. Afinal, o que tem a ver Jeremias 13:23 (passagem que mostra a impossibilidade de o homem mudar o coração por si mesmo) com ir ou não à academia?


Depois, o repórter que se propôs viver biblicamente mas pagou para uma cigana ler sua mão e rezou o terço bizantino dando a entender que essa prática é bíblica, escreveu: "Não consegui seguir a Bíblia em muita coisa.


Por exemplo, Efésios 5:4 proíbe obscenidades, falar bobagens [escrever também...]. Bem, no dia 2 de dezembro, um domingo, meu time do coração, o Corinthians, caiu para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.


Mesmo barbado [aliás, Tognolli parece pensar que usar barba é a maior expressão de religião bíblica, pois vive falando disso no texto] tendo rezado o Terço Bizantino [não disse?] que padre Marcelo em pessoa me deu há quatro anos, estou aturdido pelos estupores da derrota: blasfemo, blasfeno piamente. Como é dito em João 8:32, só a verdade me libertará. A verdade da derrota não me libertou: sucumbi e xinguei quatro palmeirenses do edifício em que moro.


"Deixando a piada sem graça pra lá, se Tognolli tivesse mesmo lido a Bíblia, descobriria que o mesmo João diz que a verdade é uma pessoa, Jesus. É o conhecimento dEle (e é bom que se diga que no pensamento hebraico conhecer é experimentar, se relacionar) que liberta, não o mero conhecimento de coisas e fatos.


Numa conversa com um pastor batista (uma das poucas partes boas e que fazem sentido na matéria, diga-se de passagem), o repórter pergunta: "Pastor, sou professor e corrijo provas. Como então seguir Mateus 7:1, 'não julgueis para não serdes julgado'?" Que é isso? Nem parece o mesmo Claudio Tognolli que escreveu livros como A Sociedade dos Chavões, do qual gostei bastante.


Aliás, nesse livro, ele afirma que "o espírito independente... perde sua desenvoltura e liberdade, sobretudo numa sociedade que cada vez tem menos tempo de ler e se serve cada vez mais da imprensa como alimento de sua formação de consciência e juízo".


Como, então, sabendo disso, Tognolli presta esse deserviço aos leitores que não lêem a Bíblia mas vão pensar que o que ele escreveu é a verdade?Um jornalista que escreve sobre chavões não é capaz sequer de entender um texto tão simples quanto Gênesis 2:18. Ele escreveu: "Confesso ao obreiro [da Assembléia de Deus] que fiquei sozinho horas e horas lendo as escrituras [nem parece...]. E que, portanto, fui contra Gênesis 2:18, para o qual não é bom ao homem ficar sozinho."


Se Tognolli lesse o texto em seu contexto e com um pouco mais de atenção, notaria que ele se refere ao casamento e, quem sabe, resolveria reatar com a namorada que usava suas cuecas.E ele encerra o texto com esta pérola: "O que levo disso? Talvez a certeza de que posso montar o meu Deus pessoal como um prato de restaurante a quilo.


" Não sei, não, mas acho que ele já tinha pensado em concluir a matéria desse jeito, quando encarou a pauta. Fazer o quê?Quer conhecer alguém que viveu coerentemente os princípios bíblicos? Tenho o prazer de lhe apresentar Jesus.


Por: Michelson Borges

Meditações Diárias


Coloquem os Santos em Circulação
Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Marcos 16:15

Durante o governo de Oliver Cromwell, da Inglaterra (1653-1658), houve sérias dificuldades em relação à falta de prata, matéria-prima usada para cunhar as moedas.

Então, Cromwell solicitou que os encarregados das finanças do país procurassem, por todos os meios, encontrar a prata que estaria, quem sabe, sendo usada para outros fins que não o prioritário.

Depois de um bom tempo de pesquisas aqueles homens voltaram com notícias surpreendentes. “A maior concentração de prata que temos no país está nas catedrais, especificamente nos santos que as ornamentam”, disseram.

De imediato, Cromwell determinou: “Derretam os santos e coloquem-nos em circulação.”

Talvez esse seja um dos maiores problemas de nossas igrejas: Muitos que se julgam santos estão apenas enfeitando-as com sua presença. Assistem aos cultos, cantam, louvam e adoram.


Geralmente, o ritual litúrgico impressiona por sua beleza; a lição bíblica, às vezes, é passada com a ajuda do Power Point; os sermões também; no final, todos se cumprimentam. De quando em vez, há uma confraternização entre as famílias, após o culto, com um gostoso almoço. Não sou contra essas boas coisas; elas fazem parte da comunhão e amizades cristãs.


Entretanto, o que entristece a Deus é o perigo de que nossa religião fique só nisso. Se os santos não entram em circulação, segundo Stanley Jones, “a pregação é simples preleção, a oração é apenas repetição de fórmulas, os cultos deixam de ser cultos – tudo não passa de atividade terrena, circunscrita, inadequada, morta”.

Deus não Se agrada quando nos fechamos em nós mesmos. Ele diz “Ide”, e sejam “Minhas testemunhas”.

Paul Landrey, disse: “Somos chamados para ser o sal da Terra mas, infelizmente, o sal está dentro do saleiro e não na sopa [...] Os santos são bons quando estão espalhados”, assim como o sal é bom e dá sabor quando se espalha por igual em toda a sopa.

Martinho Lutero declarou que cada crente está diante do Senhor como um sacerdote – o sacerdócio de todos os crentes em Cristo Jesus. Mas como? “Completamente equipado para o serviço.” Assim, estaremos em condições de ir, testemunhar, pregar, preparar e batizar.

REFLEXÃO: “Vós sois as Minhas testemunhas, diz o Senhor, o Meu servo a quem escolhi” (Is 43:10).