terça-feira, 15 de abril de 2008

Mudaram o Calendário


Eu fico impressionado como algumas pessoas procuram arranjar todo tipo de desculpas para não seguirem a Palavra de Deus!



Um dia desses recebi um e-mail de alguém que disse que não guardava o sábado porque o calendário foi mudado, portanto, segundo ele, não temos como saber qual é o dia sétimo original, então devemos "guardar" todos os dias.


Já coloquei aqui muitos artigos e comentários sobre o sábado na Bíblia, e em um deles eu abordo o assunto somente no Novo Testamento. Por isso não vou apresentar novamente as inúmeras passagens que são claras em identificar o sábado do Senhor como sendo o sétimo dia da semana.


A Bíblia ensina desde o Gênesis até o Apocalipse que Deus tem uma Lei Eterna, e nela o Sábado aparece em lugar de destaque, como o próprio "selo" de obediência ao Senhor (Ezeq. 20:12 e 20).


O povo judeu sempre foi muito zeloso no cumprimento deste mandamento, o que vemos claramente quando dos relatos referentes ao ministério de Jesus. Quase 4000 anos haviam se passado, e o sábado do sétimo dia nunca foi perdido no tempo (cf. Lucas 4:16). É uma prova cabal de que os judeus sabiam muito bem determinar os dias, mesmo sem disporem dos modernos aparatos astronômicos que a Ciência usa hoje.


Quando a reforma do calendário foi realizada, diferente do que pensa o leitor que entrou em contato comigo, não houve NENHUMA mudança no clico semanal. Segundo a própria Enciclopédia Católica, "deve ser ressaltado que no período cristão, a ordem dos dias da semana nunca foi interrompida. Dessa maneira, quando Gregório XIII reformou o calendário, em 1582, 4 de outubro, quinta-feira, foi seguido por uma sexta-feira 15 de outubro. Portanto, na Inglaterra, em 1752, 2 de setembro, uma quarta-feira, foi seguida por uma quinta-feira, 14 de setembro".


Para informação mais detalhada sobre a alteração do calendário, clique aqui.



A alteração foi apenas na "numeração" dos dias, e não na ordem semanal. Ou seja, depois de uma quinta-feira sempre vem uma sexta-feira, independente de que tenha sido feita uma alteração de 10 dias na numeração.


É muito "infantil" achar que os judeus de todo o mundo, espalhados como estavam, perderam a contagem dos dias da semana e não sabem mais qual dia é o sábado do sétimo dia. Basta ir a Jerusalém que podemos ver qual dia é o sábado. É o mesmo que guardamos aqui no Brasil e em todos os demais países, observando apenas os respectivos fusos horários, é óbvio.


É uma pena que tanta gente prefira fechar os olhos para as evidências bíblicas sobre a guarda do santo sábado, e prefiram acalentar a consciência com argumentos frágeis e sem respaldo nem na Palavra de Deus nem na História.


"Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus" (Apoc. 14:12).

Autor: Prof. Gilson Medeiros

Nenhum comentário: