
O coordenador da pesquisa, Hans Eidberg, acredita que todos os seres humanos tinham olhos castanhos até que uma mutação genética no gene OCA2 desencadeou um processo que literalmente “desligou” a capacidade de produção da cor castanha na íris.
Os cientistas analisaram o DNA de 800 pessoas com olhos azuis de várias regiões do mundo, como o norte da Europa, Jordânia e Turquia.“Todos eles, com exceção de possivelmente um, tinham exatamente a mesma seqüência de DNA na região do gene OCA2. Para mim, isso indica que 99,5% dos pesquisados têm um único ancestral comum”, disse Eidberg.
O pesquisador salientou que homens e mulheres com olhos azuis têm praticamente a mesma seqüência genética na parte do DNA responsável pela cor dos olhos. Entretanto, os de olhos castanhos apresentam um grau considerável de variações individuais na área do DNA.
Nota: Um dia ainda vão descobrir/admitir o óbvio: que todos temos mesmo um casal ancestral comum. As mutações e a seleção natural, além do isolamento geográfico, acarretaram diferenças interessantes na raça humana que, a despeito disso, continua sendo uma única "raça".
Por: Michelson Borges
Nenhum comentário:
Postar um comentário