domingo, 15 de junho de 2008

Meditações Diárias


A Cerejeira
Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. Salmo 68:19.

Nós cuidamos dela. Nós a podamos. Regamos e fertilizamos. Até ameaçamos cortá-la em pedacinhos. Mas nada do que fizemos à nossa cerejeira no quintal a ajudou a produzir frutos. Invejávamos secretamente outras cerejeiras que haviam sido plantadas na mesma época. Nossa cerejeira se recusava a produzir as frutinhas de dar água na boca que tanto esperávamos.

No ano seguinte o protesto se repetiu. Sentimo-nos desesperados e concluímos que aquela árvore não produziria frutos e que talvez devêssemos abatê-la e plantar outra. Mas nós a havíamos plantado e cuidado dela. Eu simplesmente não conseguiria cortá-la. Embora estivéssemos desapontados com a árvore, resolvemos deixá-la. As aves gostavam de empoleirar-se nela e de saltar de galho em galho.

Na primavera, notei flores nas laranjeiras. Mais por curiosidade, fui até à cerejeira – e ali estavam! Ela exibia orgulhosamente um adorno de minúsculas flores cor-de-rosa. Estava produzindo seus primeiros frutos. Quase nos desculpamos por ter ameaçado abatê-la. Naquele verão nos banqueteamos com frutas vermelhas e suculentas, em quantidade maior do que poderíamos consumir. Tão logo as colhíamos, havia mais cerejas a serem colhidas na hora seguinte. Nós as distribuímos entre amigos e convidamos transeuntes a virem para colher quantas quisessem.

Então começamos a reclamar de que tínhamos cerejas demais. Que faríamos com tanta cereja? OK, cerejeira, não damos conta de tantas cerejas que nos estás dando; podes parar agora! Mas a cerejeira continuou a produzir mais e mais. Alguns dias, o chão sob a árvore parecia um tapete vermelho. Tínhamos simplesmente cerejas demais!

Minha experiência com Deus me faz pensar na cerejeira. Suplico a Deus tantas coisas – e até me impaciento com Ele por não me responder aos pedidos de oração de imediato. Mas quando Ele começa a derramar Suas bênçãos, não tenho lugar suficiente para receber tudo o que Ele está disposto a dar. É demais. E isso me faz recordar um provérbio conhecido: “Tenha cuidado com o que você pede a Deus, porque Ele vai dar mesmo.”

Qual é o seu pedido? Você dá conta de recebê-lo? Deus vai concedê-lo a você.

Glória Gregory

Nenhum comentário: