sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Oséias Gômer: Perdoando a infiel



Há quem não acredite que a história de Oséias seja algo real. Deus ordenaria a Seu profeta que se casasse com uma prostituta? Parece uma atitude contrária ao caráter dEle. Outra opção é admitir que Gômer foi, pelo menos no início, uma esposa dentro dos padrões normais de conduta, mas ao longo do tempo caiu na imoralidade. Conhecendo o fim desde o princípio, Deus teria ordenado a Oséias: “Vá, tome uma mulher adúltera e filhos da infidelidade...” Oséias 1:2. Assim, não é tão estranho que a história seja verdadeira. O que também favorece a comparação entre a experiência do casal e as relações de Deus com Seu povo. Israel havia sido puro. Mas nesse período de sua história (durante o ministério de Oséias) não poderia haver uma representação mais apropriada para sua atitude do que a prostituição.

A religião daquela gente era uma mistura de tradições e crenças. Não negavam a existência de Jeová. Apenas agiam como se Ele fosse um entre outros deuses. O que foi bem representado pela atitude de Gômer quando ela se entregou a outros homens: seu marido era apenas um entre muitos. Nenhum profeta do Antigo Testamento teve a vida particular tão detalhada, publicada e comentada. Isso ocorreu com Oséias porque sua experiência em família era a própria mensagem de Deus - ao vivo e a cores - para aquela gente. E para nós também.

Dentro desse contexto, alguns estudiosos acreditam que Oséias suspeitasse da infidelidade de sua esposa. É bem possível que ele não tivesse certeza de que a primeira criança fosse seu filho. Essa desconfiança cresce a um ponto crítico quando nasce a segunda menina. Seu nome (“Não Amada” Oséias 1:6 – Nova Versão Internacional ou “Desfavorecida” -Versão Almeida Revista e Atualizada) indica o desprazer de Deus para com a traição praticada pelo povo de Israel: “pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la” (1:6).

Depois da “Desfavorecida” (Lo-Ruama) estar desmamada – no oriente isso ocorre num período entre dois e três anos – nasce Lo-Ami. Se a segunda filha provocou em Oséias alguma dúvida em relação ao comportamento de sua esposa, a terceira gravidez parece ter lhe dado certeza de sua triste realidade: “Então o Senhor disse: ‘Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus’” (1:8 – NIV). A relação mais íntima entre aquelas duas pessoas estava rompida. De repente Oséias percebeu que ele não tinha um relacionamento exclusivo com Gômer. De modo semelhante, a aliança que Deus havia pretendido ter com a descendência de Abraão estava comprometida. Não porque Ele houvesse desistido do povo escolhido. Deus nunca desiste das pessoas, apenas respeita a decisão delas. O comportamento deles demonstrava sua decisão de ser “não-povo-de-Deus”, Lo-Ami.

Portanto, podemos ver nos nomes dados àquelas crianças, uma crescente desintegração da família de Oséias. O que também indicaria o completo afastamento entre Deus e as pessoas que um dia Ele havia amado, escolhido e tirado do Egito:

1. Oséias 1:4 - Então o SENHOR disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Jezreel, porque logo castigarei a dinastia de Jeú por causa do massacre ocorrido em Jezreel, e darei fim ao reino de Israel.” - Primeiramente a punição. Uma tentativa de fazer o ser humano mudar de rumo;

2. Oséias 1:6 - “Gômer engravidou novamente e deu à luz uma filha. Então o SENHOR disse a Oséias: “Dê-lhe o nome de Lo-Ruama a, pois não mais mostrarei amor para com a nação de Israel, não ao ponto de perdoá-la.” – A afeição, confiança, carinho e comprometimento estão diminuindo. Uma conseqüência natural da infidelidade;

3. Oséias 1:9 - “Então o SENHOR disse: “Dê-lhe o nome de Lo-Ami, pois vocês não são meu povo, e eu não sou seu Deus.” – Separação. Inevitável diante da escolha feita pela parte infiel.

Se você acha que a situação é ruim, ainda não acabou. O pecado cega. Distorce nossa visão da realidade. Nos dias do ministério de Oséias, Israel vivia um dos seus períodos mais prósperos caracterizado por vitórias consecutivas nas guerras, grandes construções e desenvolvimento na agricultura (veja 2 Crônicas 26). No entanto, eles atribuíam todas essas bênçãos aos ídolos com os quais traíam a Deus. Por isso Ele enviaria o castigo. Eles precisavam saber quem era seu verdadeiro Mantenedor. Embora eu esteja convencido de que mais importante do que Ser reconhecido como Provedor, Deus quer ser visto como Aquele que ama verdadeiramente. Sua insistência por uma relação exclusiva conosco não é fruto de egoísmo. Ele o único confiável, que deseja o bem verdadeiro e pode dar a vida eterna a Sua esposa, a igreja. Não se faz acordo com o diabo. Se você for um cliente fiel na prática do mal, no final ele ainda te mata, sorrindo.

Não é sem motivo que ao lado de Josué e Jesus, o nome Oséias signifique “salvação” ou ainda “Jeová salvou”. Afinal, após todas as desventuras familiares do profeta sofredor, ele ainda se atreve a obedecer a palavra de Deus: “O SENHOR me disse: ‘Vá, trate novamente com amor sua mulher, apesar de ela ser amada por outro e ser adúltera. Ame-a como o SENHOR ama os israelitas, apesar de eles se voltarem para outros deuses e de amarem os bolos sagrados de uvas passas’”. Oséias 3:1. Você há de concordar comigo: ser Oséias não deve ter sido nada fácil. Amar, ser traído, perdoar, assumir filhos da prostituição e misturar punição com misericórdia são algumas das peripécias emocionais desse homem.

Alguém disse que “Deus escondeu um evangelho no coração dos sofrimentos de Oséias”. Creio que seja verdade. De qualquer forma, ser Deus também não deve ser nada fácil. Talvez não haja outro em todo universo que tenha sido mais incompreendido, contestado, traído, responsabilizado pelo mal e deixado em último lugar. Nós também menosprezamos a Deus quando certas coisas (futebol, internet, festas, amigos, trabalho, leitura, televisão, prazeres lícitos e ilícitos e etc.) tomam o lugar da oração e leitura meditativa da bíblia. Precisamos avaliar rápida e honestamente se nossa vida tem sido um adultério espiritual ou não. Quais seriam nossos ídolos modernos? Dessa reflexão depende nosso próximo destino cósmico: o céu ou um lugar bem quente!
Embora a princípio pareça uma história absurda demais para ser verdade, o romance de Oséias e Gômer ilustra o absurdo amor de Deus por você, algo fora de proporção. Pensando nisso, tome uma decisão: A quem você irá ser fiel?


Pr. Denis Konrado Fehlauer

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